top of page

INSS Realiza Primeira Teleperícia entre os Povos Originários


Ação inovadora leva atendimento médico remoto às comunidades indígenas dos Karajás, promovendo inclusão e cidadania.



INSS Realiza Primeira Teleperícia entre os Povos Originários


Defensorias do Araguaia: Projeto de Inclusão e Atendimento

Entre os dias 17 e 21 de junho, a Aldeia Fontoura, em Lagoa da Confusão, Tocantins, foi palco de uma iniciativa inédita: a realização da primeira teleperícia médica pelo INSS. Esta ação faz parte do projeto Defensorias do Araguaia, que contou com a colaboração das Defensorias Públicas dos estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins, além de outros órgãos públicos, com o objetivo de proporcionar atendimento jurídico gratuito e serviços essenciais às comunidades indígenas da região do Araguaia.


Teleperícia: Inovação e Celeridade

O projeto levou a Perícia Conectada até as aldeias, permitindo que perícias médicas fossem realizadas remotamente, por videochamada, pelo perito da Perícia Médica Federal (PMF). Silvano Coelho Lira, gerente-executivo do INSS em Palmas, destacou a importância da celeridade no atendimento, afirmando que a ação evita que os indígenas precisem percorrer longas distâncias para serem atendidos. "Se fossem atendidos em uma Agência da Previdência Social, muitos teriam que percorrer mais de 800 quilômetros para chegar à agência mais próxima de seu território", disse Silvano.


Impacto na Comunidade

José Raimundo Karajá, coordenador da Escola Estadual Indígena Kumanãna, ressaltou a importância da presença do INSS na aldeia. “Essa ação é muito importante, porque em vez da comunidade inteira ir para a cidade resolver a situação, agora está sendo resolvido por aqui mesmo. Estamos muito felizes”, afirmou José Raimundo.


Educação Previdenciária e Inclusão Digital

Além das teleperícias, as equipes do Programa de Educação Previdenciária (PEP) das gerências-executivas de Cuiabá e Palmas ofereceram diversos serviços previdenciários, como solicitação de benefícios, consultas de extratos e agendamentos. Os servidores também cuidaram da logística, instalando e configurando computadores para a realização das teleperícias. Ao todo, foram realizados 169 atendimentos, dos quais 14 foram perícias remotas.


Thompsom Campos, chefe da Seção de Administração de Informações de Segurado da gerência de Cuiabá, destacou a gratificação em participar do projeto. “Temos certeza de que a experiência contribuirá positivamente na evolução desta modalidade de perícia médica”, afirmou.

Comments


  • Tópicos
  • Instagram - Mundo dos Negócios
  • Facebook - Mundo dos Negócios
  • Twitter
  • Linkedin
bottom of page